Fenegócios mostra a força do agronegócio
De 11 a 16 de maio, no Parque de Exposições Dr. Lauro Dornelles, o Centro Empresarial de Alegrete (CEA) e a Prefeitura Municipal promovem a Feira de Negócios de Alegrete, Fenegócios 2004, simultaneamente com o I Festival Internacional do Arroz, agregado à feira neste ano para aproveitar as potencialidades da região, responsável por 20% do arroz produzido no país, e comemorar o Ano Internacional do Arroz, instituído pela ONU, assim como os 20 anos de Plantio Direto, que teve como berço o município de Alegrete. A feira e o festival serão organizados em parceria com a CAAL, Fundação Maronna, Sindicato Rural, IRGA, Associação dos Arrozeiros de Alegrete, Emater, Embrapa, Pilecco & Cia Ltda, SESC, Senac, Fiergs, Federasul, Fecomércio, Farsul, SENAR, Caixa Econômica Federal, Sicredi, Sebrae e Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário.
A Fenegócios é um evento multisetorial que surgiu em 2001 com o objetivo de integrar os segmentos da indústria, comércio e serviços, visando ofertar e comercializar produtos e entretenimento à comunidade alegretense, além de despertar no meio empresarial uma forma de vender, comprar, divulgar e proporcionar a formação de parcerias. Após três edições, a feira é um evento consolidado e ganha força com o redirecionamento do principal foco: os negócios. Além de apresentar e discutir alternativas para o desenvolvimento econômico e social da região, agora a Fenegócios vai potencializar a cadeia produtiva do agronegócio, responsável por 40% do PIB gaúcho.
Mais de 30 mil pessoas são esperadas para os seis dias de evento. Serão cinco salões de negócios: Artesanato Gaúcho, Áreas Externas – Máquinas e Equipamentos, Indústria, Comércio e Serviços, Alegretense e Cores e Sabores do Sul. Nos 184 estandes das empresas expositoras, o público terá acesso a produtos e serviços diversificados de todos os setores da economia, além de poder conferir atrações culturais, como o 7º Festival Alegretense da Canção (FAC) e o melhor da culinária do arroz.
Para o presidente do CEA, Milton Araújo, a Fenegócios 2004 dará um salto positivo no cenário político e econômico da Metade Sul, trazendo a Alegrete grandes expositores, empresários, autoridades e lideranças, proporcionando a exata visão do encadeamento econômico”, afirma Araújo.
No dia 14, por exemplo, o evento será marcado pelo Encontro das Lideranças Empresariais, que irá reunir, a partir das 15hs, presidentes de entidades empresariais (Associações, Sindilojas e CDLs) da Fronteira Oeste, vice-presidentes regionais da Federasul, e os presidentes da Fiergs, Fecomércio, Federasul e FCDL. O encontro, segundo Araújo, tem o objetivo de discutir alternativas para o desenvolvimento sustentável da Metade Sul através da potencialização das cadeias produtivas.
O prefeito de Alegrete, José Rubens Pillar considera que a feira é um fator de integração para a Metade Sul e uma vitória para a comunidade alegretense e da região. “A Fenegócios sempre foi um grande instrumento de promoção de empreendimentos e hoje se torna estratégica para o desenvolvimento e integração em nossa região”, avaliou o prefeito.
Instituído pela ONU como o Ano Internacional do Arroz, 2004 também registra a comemoração dos 20 anos de Plantio Direto, sistema que teve origem em Alegrete. Com esse pano de fundo, a Fenegócios 2004 agrega, em sua programação, o I Festival Internacional do Arroz, um grande evento da cadeia produtiva do arroz que passará a ser referência no setor.
Durante o evento, acontecerá o Seminário Técnico “Sustentabilidade do Agronegócio na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul”, de 13 a 15 de maio, com painéis de debates que abordarão temas como: Pesquisa e Fomento, Biotecnologia e Segurança Alimentar, Alternativas de Produção, Sistemas de Produção Sustentáveis, Agricultura Conservacionista e Rastreabilidade, Certificação e Qualidade Total na Produção Agropecuária.
Ainda no sábado (15) será promovido o Fórum do Uso Sustentável e Racional da Água na Agricultura. “São temas que irão contribuir para o desenvolvimento do agronegócio, auxiliando diretamente produtores, empresários e profissionais do setor”, avaliam os presidentes da CAAL, José Alberto Pacheco Ramos, da Fundação Maronna, Ivo Mello, e da Associação dos Arrozeiros de Alegrete, Arsênio Silveira.
FICHA TÉCNICA
Denominação:
Fenegócios 2004 – Feira de Negócios de Alegrete
Local: Parque de Exposições Dr. Lauro Dornelles – Alegrete – RS
Caráter: Nacional e Internacional
Período: 11 a 16 de maio de 2004
Número de Expositores: 184 expositores
Público esperado: 30 mil pessoas
Realização
Centro Empresarial de Alegrete
Prefeitura Municipal de Alegrete
Co-realização
CAAL
Fundação Maronna
Sindicato Rural
Associação dos Arrozeiros
Apoio
IRGA
Emater
Governo do Estado
SESC
Senac
Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário
Patrocínio
Fiergs
Sebrae
Pilecco & Cia. Ltda.
Caixa
Sicredi
Organização
PJ Eventos
Assessoria de Comunicação
ÊXITOcomm (55) 421.3340 – E-mail: fenegocios@hotmail.com
CENÁRIO
Alegrete, no coração do pampa, é um dos maiores produtores de arroz do Estado. Somando-se a outros da região é responsável por 20% da produção do cereal em todo o país. A área plantada de arroz chega a 45.000 hectares. O município possui ainda o maior rebanho bovino do Estado, com cerca de 630 mil cabeças e o rebanho ovino chega a 400 mil cabeças. A produção de lã gira em torno de 1.300 toneladas. Encravada na Fronteira Oeste do Estado, o município tem localização privilegiada e é o maior em extensão territorial do RS.