Embrapa Trigo Detecta Ferrugem Asiática na Região Norte do RS


Autores:
Publicado em: 01/04/2003

Embrapa Trigo detecta ferrugem asiática na região Norte do RS

Pesquisadores da Embrapa Trigo fazem um alerta aos produtores de soja do Rio Grande do Sul. Focos da ferrugem da soja (ferrugem asiática) foram detectados na área experimental da Embrapa Trigo, em Passo Fundo, no dia 5 de março. No dia seguinte, a doença foi identificada também em condições de lavoura no município de Palmeira das Missões.

A orientação da pesquisadora Leila Maria Costamilan aos produtores, é fazer constantes vistorias nas lavouras, sempre com o auxílio de uma lupa com aumento de 20x, consultar a assistência técnica e aplicar um dos fungicidas recomendados para o controle da doença assim que os primeiros sintomas aparecerem. ”Como a disseminação pelo vento é muito fácil e, não existem cultivares tolerantes indicadas para o plantio no Rio Grande do Sul, a recomendação é que o produtor faça o controle químico em toda a lavoura quando for detectado um foco da doença”, explica. ”Isso porque a instalação da ferrugem asiática é muito veloz e a agressividade da doença pode causar perdas de 30 até 70% no rendimento”, completa. ”O sucesso do controle depende da identificação no início da doença, reforça a pesquisadora. ”Entretanto, se a lavoura já atingiu o estádio de final de enchimento de grãos, não é mais necessária a aplicação de fungicidas”, ressalva.

Os sintomas iniciais são pequenas bolhas de cor verde-clara brilhante na face inferior da folha. Em alguns dias, essas bolhas rompem e liberam os esporos, que são, a princípio, claros e brilhantes, quase transparentes, passando, em alguns dias, à coloração marrom-clara. A doença tem melhores condições de iniciar quando houver, pelo menos, seis horas de água livre nas folhas e temperatura do ar entre 19 e 24 graus.

Na safra passada, no RS a ferrugem da soja foi encontrada em lavouras, no mês de abril, nos municípios de Ciríaco, Condor, Coxilha, Cruz Alta, Ijuí, Passo Fundo, Pontão, São Miguel das Missões e Vacaria. Além do RS, foram registrados focos da doença no estado do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso. Os produtores interessados em identificar a doença podem enviar material (folhas) ao Laboratório de Fitopatologia da Embrapa Trigo.