ESPECIAL PLANTIO DIRETO EM ARROZ IRRIGADO — EL NIÑO, O FENÔMENO E A NOSSA AGRICULTURA
Esta é a Revista nº 29 do Jornal do Plantio Direto, edição de setembro/outubro de 1995, e representa uma experiência pioneira da Aldeia Norte Editora antes da transição definitiva para o formato Revista (que acontecerá em janeiro/1996). A capa traz dois grandes temas que orientam o conteúdo: o fenômeno El Niño — Oscilação do Sul (com tratamento científico aprofundado nas páginas 5 a 8 pelo agrometeorologista Gilberto Cunha do CNPT-Embrapa) e o Encarte Especial Plantio Direto em Arroz Irrigado (páginas 13 a 24).
A foto de capa é da fazenda de Rogério Zart, em Dom Pedrito-RS. A edição também traz matérias sobre aplicação de herbicidas para manejo de Braquiária, novidades em sementes, dia de campo na pequena propriedade de Doutor Maurício Cardoso-RS, nova semeadora a tração animal (Coopermil-1), o município gaúcho de Fortaleza dos Valos que pratica plantio direto em práticamente 100% das lavouras, palestras dos pesquisadores americanos Wayne Reeves e Doral Kemper (USDA) sobre o efeito estufa, e o homem que vive plantio direto: Victor Hugo Carrão.
Capa Revista nº 29 Set/Out/1995. Experiência pioneira do formato revista (transição definitiva em janeiro/1996). Tema: El Niño + encarte especial PD Arroz Irrigado (p13-p24). Foto capa: Fazenda Rogério Zart, Dom Pedrito-RS.