O QUE A IMPRENSA REGISTROU — CLIPPING DO I SEMINÁRIO INTERNACIONAL
CHILENO DEFENDE CONSERVAR PALHA NO SOLO (ZERO HORA 09/08/95)
A necessidade de conservar a palha sobre o solo, para que alimente minhocas e microrganismos, foi o alerta deixado pelo produtor Carlos Crovetto, presidente da Sociedade de Conservação dos Solos no Chile. Crovetto falou para 1.200 pessoas no Circo da Cultura, destacando os males causados ao solo pela aragem, gradeação e queima dos resíduos. Crovetto planta trigo, aveia, milho e canola em área de 200 hectares em Concepción, 500 km ao Sul de Santiago. Experimentou o sistema pela primeira vez há 17 anos.
TÉCNICA AJUDA A PRESERVAR O AMBIENTE (ZERO HORA 11/08/95)
A manutenção do carbono acumulado na palha no solo evita o aumento da temperatura do planeta, impedindo que atinja a camada de ozônio. A informação foi transmitida pelo pesquisador norte-americano Wayne Reeves, no encerramento. "A palha funciona como um filtro, diminuindo a temperatura da água, facilita a retenção do líquido pelo terreno e evita a evaporação."
SEMINÁRIO INJEÇÃO DE ÂNIMO NOS RURALISTAS (DIÁRIO DA MANHÃ 11/08/95)
Segundo João Francisco Sartori (Embrapa, coordenador do Seminário), participaram técnicos, pesquisadores e produtores rurais de todos os Estados brasileiros e dos países vizinhos. "O plantio direto permite não somente a diminuição dos custos operacionais durante o plantio, mas também a preservação do solo dos riscos de erosão. Este seminário proporcionou ao produtor e ao pesquisador uma troca muito grande de conhecimentos."
PD REDUZ ENTRE 30 A 70% O USO DE ADUBOS FOSFATADOS (DIÁRIO DA MANHÃ 10/08/95)
No segundo dia, João Carlos de Moraes Sá (Fundação ABC Castro-PR) tratou sobre "Manejo de Fósforo no Sistema Plantio Direto". "Estudos mostram que pode haver uma redução entre 30 e 70% no fósforo utilizado como fertilizante nas lavouras, sem reduzir o nível de produtividade. Então, o plantio direto é um sistema que permite a racionalização do uso do adubo fosfatado com aumento da reciclagem do elemento no solo, quando comparado com preparo convencional."
PD REDUZ 70% DOS CUSTOS DA LAVOURA (O NACIONAL 09/08/95)
O Sistema Plantio Direto, onde o uso de máquinas agrícolas e insumos químicos é menor, pode reduzir em até 70% os custos da lavoura. Essa foi uma das manifestações feitas pelo professor Luiz Vicente Gentil (UnB). "Hoje, no Brasil, apenas pouco mais de 10% da lavoura adotou o sistema plantio direto, mas o setor primário já está se voltando para essa prática."
Clipping imprensa: Zero Hora 09-11/08/95 (Crovetto chileno defende palha, Wayne Reeves USA carbono palha + camada ozônio), Diário da Manhã 10-11/08/95 (Sartori Embrapa balanço positivo, J.C. Moraes Sá redução 30-70% fósforo), Nacional 09/08/95 (Gentil PD reduz 70% custos).