I Seminário Internacional do Sistema Plantio Direto superou expectativas (Passo Fundo 7-10/ago/95)


Autores:
Publicado em: 31/08/1995

I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO SISTEMA PLANTIO DIRETO SUPEROU EXPECTATIVAS

Superou as expectativas dos participantes e dos próprios organizadores a realização do I Seminário Internacional do Sistema Plantio Direto, que aconteceu no Circo da Cultura, em Passo Fundo-RS, nos dias 7 a 10 de agosto de 1995. "Nós sabíamos que a programação técnica garantiria o nível do evento", disse o engenheiro agrônomo João Francisco Sartori, da Embrapa-CNPT, principal coordenador do Seminário. "Mas tinhamos dúvidas sobre o ambiente que uma estrutura de lona proporcionaria para os participantes, palestrantes e empresas expositoras. Felizmente, o resultado final, em termos técnicos e de organização, resultou numa avaliação altamente positiva de todos, de tal forma que o plano da segunda edição do evento já está sendo debatido."

Cerca de 1.300 pessoas, engenheiros agrônomos, produtores, técnicos, estudantes e diversas outras categorias, que utilizam o sistema plantio direto em toda a América do Sul, puderam ouvir e debater sobre os principais temas que fazem parte do desenvolvimento da agricultura sustentável. Apesar da crise que afeta o setor agrícola nos países do Cone Sul, a presença de produtores e técnicos foi muito boa, tanto em quantidade como qualidade.

"Encontrar-se com pessoas amigas é uma coisa boa da vida", disse Roberto Parraquê, industrial e produtor rural do Chile, que usa siembra directa há dez anos na sua fazenda em Montpellier, ao sul de Santiago. "Se além de rever os amigos e fazer novos, você discute e ouve sobre as dúvidas que existem na sua atividade, isso tudo gera um crescimento técnico, de forma prazerosa."

Promovido pela Embrapa-Centro Nacional de Pesquisas de Trigo, Programa Metas e Jornal do Plantio Direto, o I Seminário reuniu palestrantes e público de diversas partes do Brasil, Argentina, Estados Unidos, Chile, Paraguai, Uruguai e Portugal. Além das palestras sobre os itens que preocupam os usuários do sistema plantio direto, uma reunião paralela reuniu pesquisadores e assistentes técnicos, que debateram os principais entraves nas áreas de fertilidade, manejo de doenças, microbiologia e sistemas de produção. O sucesso do Seminário também se deve ao apoio da Prefeitura Municipal de Passo Fundo, Emater-RS, Faculdade de Agronomia da UPF, Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha e Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento do Rio Grande do Sul.

Cobertura capa. 7-10/ago/1995 Circo da Cultura Passo Fundo. ~1.300 participantes BR+AR+US+CL+PY+UY+Portugal. João Francisco Sartori (CNPT) coord. Roberto Parraquê (Chile, Montpellier 10 anos PD). Promoção Embrapa-CNPT+Programa Metas+Jornal PD. Apoio Prefeitura PF, Emater-RS, UPF, FBPDP, Secretaria RS. Reunião paralela pesquisadores em fertilidade, manejo doenças, microbiologia, sistemas produção.