COTRIJUÍ e CAT de Ijuí fazem programação conjunta
A nova diretoria do Clube Amigos da Terra de Ijuí, presidida pelo produtor Waldemar Michael, acertou um convênio com o Centro de Treinamento da Cotrijuí para a montagem de um campo piloto para demonstrações técnicas aos agricultores. No dia 12 de novembro, no Centro de Treinamento ocorreu uma tarde de campo com demonstração de plantio de soja em áreas com pastoreio e sem pastoreio. Até o final do ano, as reuniões técnicas acontecerão nas primeiras segundas de cada mês, sempre com assuntos técnicos em debate.
Criado mais um Clube Amigos da Terra: Chapada
Realizou-se no dia 1º de setembro a reunião de formação de mais um Clube Amigos da Terra no Rio Grande do Sul, desta vez no Município de Chapada, localizado entre Carazinho e Sarandi. Uma primeira reunião técnica para debater o plantio direto na cultura do milho foi efetuada na primeira semana de existência do novo CAT. Segundo as palavras do seu presidente Ivo Urbano Richter “a defesa do meio ambiente tem nome: é conservação do solo, onde o plantio direto na palha é peça indispensável.” O endereço da nova entidade é: R. Pe. Anchieta, 491 - Cx. Postal 41, telefone (054) 333-1193 - Chapada-RS.
CAT de Bossoroca com nova diretoria
O Clube Amigos da Terra de Bossoroca, município localizado na Fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina, um dos únicos em atividade naquela região, elegeu a sua nova diretoria, que será presidida por Paulo La Bella, tendo como vice Lodonho do Nascimento Pereira. Durante os três últimos anos, o CAT de Bossoroca realizou várias reuniões, objetivando a conscientização dos produtores regionais e a utilização de uma agricultura mais racional. Uma das metas da nova diretoria é a instalação de áreas demonstrativas, envolvendo as diversas recomendações técnicas existentes.
Clube Amigos da Terra de Não-Me-Toque inicia atividades
Um dos mais novos Clubes Amigos da Terra do Rio Grande do Sul foi criado em Não-Me-Toque, no início do mês de outubro, tendo como primeiro presidente o Engenheiro Agrônomo Eduardo Souiljee, da Cooperativa Mista Alto Jacuí. A primeira atividade do novo CAT foi a realização de uma tarde de campo, que aconteceu no dia 14 de outubro, na propriedade dos produtores Pedro Van Riel e José Van Riel, localizada junto à RS 142. Na ocasião, com a presença de inúmeras pessoas, entre técnicos e produtores, foram demonstradas semeadoras para plantio direto na cultura da soja.
4 notas: 1) Cotrijuí + CAT Ijuí (Waldemar Michael presidente, campo piloto, tarde campo 12/11); 2) Criado CAT Chapada-RS (presidente Ivo Urbano Richter, fundado 1/9/1992); 3) CAT Bossoroca elege Paulo La Bella (presidente) e Lodonho do Nascimento Pereira (vice); 4) Criado CAT Não-Me-Toque (presidente Eng° Agr° Eduardo Souiljee, Coop. Mista Alto Jacuí, tarde campo 14/10)