Capa
A Revista
Como Ler
Arquivo
Exclusivo Online
Assine
Contato
ASSINANTE
Esqueceu A Senha?
Peça Sua Senha!
SERVIÇOS
Classificados
Livros
Links
Eventos
 
LIVROS
 
ASSINANTE
Usuário:
Senha:
BUSCA
Plantio Direto HomePG
Adicionar aos Favoritos
Sugestões


Critérios indicadores do momento para a aplicação de fungicidas visando ao controle de doenças em soja e trigo

Entre os fatores que causam perdas em plantas cultivadas destacam-se as doenças. Os danos causados por patógenos podem ser severos com perdas significativas na rentabilidade, sendo influenciados pelas condições prevalentes de clima favorável e a presença abundante de inóculo.

A complexidade que envolve a decisão de aplicar fungicidas e as dúvidas sobre o potencial de perdas de produção leva à tomada de decisões que pode ser precipitadas, com gastos desnecessários ou atrasadas resultando em perdas irrecuperáveis. O rigor da pesquisa e os resultados obtidos com a repetição de experimentos sobre níveis de dano e momento exato de iniciar o controle podem perder o valor se as pessoas envolvidas com a identificação, amostragem e monitoramento não estejam qualificadas ou se a comunicação for inadequada.

Portanto, tomar a decisão de controle sem conhecer as espécies, o tamanho e a distribuição espacial da população e a dinâmica populacional dos organismos envolvidos, pode ser tão desastrosa quanto administrar um negócio de vendas sem conhecer o estoque e a logística dos produtos.

Os níveis de dano por patógeno e fase de desenvolvimento da cultura e os índices para início de controle e, principalmente, para a reaplicação de fungicidas necessitam ser perfeitamente compreendidos pelos assistentes técnicos que tomam a decisão de proteção de plantas nas lavouras.

O conhecimento das características biológicas de cada cultivar e da epidemiologia de cada patógeno, combinado com as condições de tempo e o modo de ação de cada grupo de fungicidas deve ser a base para tomar a decisão de controle com os melhores resultados econômicos na lavoura.

Para diminuir a incerteza e tomar decisões racionais é fundamental que o conhecimento seja disponibilizado e os posicionamentos das diferentes correntes de pensamento sejam apresentados e possam ser aplicados para cada condição de lavoura e de tempo prevalente da safra.

Com o objetivo de levar aos profissionais que atuam na área de fitossanidade informações que auxiliem na tomada de decisão de aplicação de fungicidas, o livro "Critérios indicadores do momento para a aplicação de fungicidas visando ao controle de doenças em soja e trigo" apresenta resultados de pesquisas e a opinião de pesquisadores do Brasil e da Argentina, sobre os principais fatores relacionados com a biologia de patógenos, a medida do potencial de severidade, modelos de monitoramento, diferentes critérios para início de controle, resultando numa importante fonte conhecimento, necessário para a maior eficiência de manejo de doenças, trazendo resultados econômicos para os agricultores e, ao mesmo tempo, atendendo as demandas do mercado e dos consumidores.

 

Este artigo está na versão completa.
 
© Revista Plantio Direto / Aldeia Norte Editora

Este site é integralmente editado e atualizado pelo Departamento Editorial da Plantio Direto.