Capa
A Revista
Como Ler
Arquivo
Exclusivo Online
Assine
Contato
ASSINANTE
Esqueceu A Senha?
Peça Sua Senha!
SERVIÇOS
Classificados
Livros
Links
Eventos
 
LIVROS
 
ASSINANTE
Usuário:
Senha:
BUSCA
Plantio Direto HomePG
Adicionar aos Favoritos
Aconteceu


Lançamento de publicação sobre plantio direto de hortaliças

A Epagri promoveu durante a programação técnica do 9º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha, o lançamento do Boletim Didático nº 57, "Sistema de Plantio Direto de Hortaliças – o cultivo do tomateiro no Vale do Rio do Peixe, SC, em 101 respostas dos agricultores". O referido lançamento foi realizado no estande institucional da Epagri e prestigiado pela presença de Valdemar H. de Freitas (Diretor de Planejamento da Epagri), Ivo Mello (Presidente da FEBRAPDP), de alguns autores-organizadores da publicação, de um representante dos agricultores protagonistas do trabalho e de um grande número de participantes do 9º ENPDP.

Segundo o Eng. Agr. Jamil Fayad, pesquisador da EE. Epagri Ituporanga, um dos autores-organizadores, o Boletim sobre Sistema de Plantio Direto de Hortaliças, o resultado do esforço de lideranças rurais e de técnicos de diversas entidades, principalmente da experiência dos agricultores junto às lavouras de estudo cultivadas com tomate no Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH). Estas lavouras foram planejadas, executadas e acompanhadas por agricultores e técnicos que vêm construindo os fundamentos e as bases tecnológicas do SPDH. Em quatro anos de trabalhos de pesquisa desenvolvidos por um grupo de pesquisadores da Epagri/Estação Experimental de Caçador foram produzidos os resultados que dariam as bases tecnológicas para iniciar as lavouras de estudo. Nestas lavouras foram estudadas adubações de base com esterco de aves e adubo químico, espaçamentos entre filas e plantas, condução das plantas com uma e duas hastes, com fitilho ou taquara na vertical, cruzada e alternada, números diferentes de cachos florais por planta, adaptações na curva das taxas diárias de absorção de nutrientes, uso da calda bordalesa no manejo de doenças e produção de mudas por broto, entre outros. A partir desta diversidade de situações, houve a compreensão de como os fatores envolvidos no sistema poderiam interagir e de como o agricultor poderia interferir.

Para a Márcia Mondardo, pesquisadora da EE. Epagri Caçador, o principal objetivo deste boletim, chamado simplesmente de Cartilha pelos agricultores participantes do projeto, é suprir a demanda de informações para os novos adeptos do SPDH e, ao mesmo tempo, transformar a periódica atualização da cartilha num momento de troca de experiências e aprofundamento do conhecimento, tornando-se um espaço de discussão permanente do sistema.

Os interessados em adquirir o Boletim do SPD de Hortaliças podem entrar em contato com a Gerência de Marketing e Comunicação da Epagri, através da Caixa Postal 502, 88034-901, Florianópolis (SC); Fone: (48) 239-5500, Fax: (48) 239-5597, epagri@epagri.rct-sc.br.

Este artigo está na versão completa.
 
© Revista Plantio Direto / Aldeia Norte Editora

Este site é integralmente editado e atualizado pelo Departamento Editorial da Plantio Direto.